Contagem de Carboidratos para o diabético tipo 1

A contagem de carboidratos é o método nutricional com indicação para ser usado por todos os diabéticos tipo 1, objetivando o melhor controle da doença.

Você sabia que 100% do carboidrato ingerido é transformado em glicose (açúcar)? E não importa se o carboidrato é de uma fonte saudável (frutas, legumes, tubérculos, alimentos integrais…) ou não (doces, refrigerantes, alimentos refinados…), ele sempre terá um grande efeito sobre a glicemia (açúcar no sangue).

Para se alimentar com tranquilidade, a contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional muito eficaz, que tem como objetivo encontrar um equilíbrio entre a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade que será administrada de insulina, para manter os níveis de glicemia adequados.

Este método é uma maneira de prevenir as complicações decorrentes do descontrole da glicemia (hipoglicemia e hiperglicemia), onde os portadores de diabetes tipo 1, podem se beneficiar pois ganham mais opções para a manutenção de uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa.

Quando você entende como contar carboidratos, você tem uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar e também, pode controlar sua glicemia mais precisamente.

No Centro Médico Vitalité, você pode contar com um atendimento multiprofissional. O endocrinologista prescreverá a quantidade necessária de medicamento e o profissional Nutricionista, irá elaborar um plano alimentar indicando o quanto de carboidrato deverá ser consumido em cada refeição. Você vai aprender a contar carboidratos e realizar as substituições através de um manual de carboidratos que será fornecido pela nossa equipe.

Portanto, se você tem diabetes tipo 1 e frequentemente tem episódios de hiperglicemia e/ou hipoglicemia e tem dificuldade em saber o que pode ou não comer, procure uma nutricionista que realize contagem de carboidratos. A sua qualidade de vida pode melhorar muito com o tratamento efetivo.

Dieta com pouca gordura não é a mais efetiva

Dieta com pouca gordura não é mais efetiva que outras dietas para auxiliar na perda de peso a longo prazo. Por décadas até os dias atuais, tem-se falado que para perder ou manter o peso , tem que parar de comer gordura. E como está a situação hoje em dia? Vivemos uma epidemia de pessoas com sobrepeso e obesidade.

Ano passado foi publicada na conceituada revista Lancet uma metanálise, que analisou 53 artigos científicos, envolvendo 68 mil pacientes que realizaram dietas para emagrecimento.

Dezoito trabalhos compararam dietas low-carb ( pobre em carboidratos) com dietas com pouca gordura, e neste comparativo, dieta low-carb ocasionou uma  perda de peso mais significativa a longo prazo.

A questão central para o sucesso de uma dieta é colocar claramente para o paciente as escolhas alimentares que são saudáveis e aquelas que ele deve evitar. Quando é colocado para o paciente que ele deve ingerir pouca gordura, é natural que aja uma compensação aumentando o consumo de carboidratos ou açúcares. Aumentando a carga de carboidratos, o pâncreas será mais exigido, liberando mais insulina. A insulina é sabidamente um hormônio que forma gordura.

Os alimentos industrializados, tais como  biscoitos, doces e  salgadinhos, são ricos em carboidratos e gorduras. O hábito de consumir estas substâncias, tão presente nas nossas crianças, está contribuindo para o crescimento da obesidade infantil. E uma criança gordinha terá muito mais dificuldade de perder gordura na vida adulta.

Uma alimentação saudável deve ser composta de frutas, carboidratos com baixo indice glicêmico ( elevam menos a glicose no sangue), os quais em geral são os carboidratos ricos em fibras, verduras e legumes.

Para aqueles que precisam emagrecer, a dieta com controle na ingesta dos carboidratos, optando por uma ingestão variada de alimentos em suas versões low-carb, tais como pães, tortas, lasanhas e  pizzas, é uma maneira efetiva de tratamento. Uma das grandes vantagens desta dieta é que o indivíduo não precisa sentir fome, pois não há controle na quantidade a ser ingerida.

As nutricionistas do vitalité centro médico tem experiência com este tratamento, e podem lhe ajudar a escolher uma opção variada de cardápios, de acordo com a sua preferência, de modo a facilitar a sua aderência a esta dieta.

 

 

Diabetes é uma doença invisível

Hoje, 14 de novembro, é o dia mundial do diabetes. O lema deste ano é :”Diabetes é uma doença invisível”.

Diabetes is um grande e problema crescente: 415 milhões de adultos vivem com diabetes em 2015 e este número é esperado aumentar para em torno de   642 milhões  ou um a cada dez adultos em 2040.

Um a cada dois adultos com diabetes não tem a sua doença diagnosticada. Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por um longo período sem tomar conhecimento das suas reais condições.Na hora do diagnóstico, as complicações do diabetes podem já estar presentes.

Até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou retardados ao adotar-se estilos de vida mais saudáveis.

Com os níveis crescentes de má nutrição e  inatividade física entre as crianças em diversos países, diabetes mellitus tipo 2 em jovens tem o potencial para se tornar um problema de saúde pública mundial , levando a desfechos muito sérios na saúde da população.

Em diversos países é a primeira causa em cegueira, doença cardiovascular , insuficiência renal e amputação de membros inferiores.

Minha mensagem nesta data é para que aqueles que não costumam ir ao médico para realizar um checkup preventivo, que o façam neste momento, para que, na eventualidade de detectar alguma anormalidade,  possam tratar a condição antes de esta trazer consequências drásticas e irreversíveis. Para aqueles que já possuem o diagnóstico de diabetes, recomendo que encarem a doença com seriedade, adotando hábitos saudáveis de vida, não fumem, façam exercícios físicos regularmente, tenham uma alimentação saudável, evitando produtos industrializados, preferindo os carboidratos mais saudáveis, ricos em fibras, e também as gorduras mono e polinsaturadas. O uso de medicamentos para o controle da doença também auxilia a prevenir o aparecimento das complicações do diabetes, e deve ser usado por toda a vida, pois o diabetes é uma doença crônica, ainda sem cura, mas potencialmente controlável.

Fonte:

IDF – International Diabetes Federation – www.idf.org.br

 

Açúcar é o novo cigarro

Temos visto até os dias de hoje campanhas promovidas pelas sociedades médicas para que a população tenha uma dieta pobre em gorduras e com predomínio de carboidratos. Estas medidas não impediram o aumento da prevalência na obesidade e as doenças correlacionadas, especialmente diabetes e hipertensão.

Recentemente foi publicado na mídia que as sociedades de diabetes e cardiologia nos Estados Unidos  foram patrocinadas por indústrias do refrigerante, mais precisamente Coca-Cola e Pepsi. O New York Times publicou ano passado que a Coca-Cola financiou um estudo com o objetivo de subestimar o malefício no consumo de refrigerante na obesidade e focar no sedentarismo.

Uma lata de Coca-Cola tem nove colheres de chá de açúcar. A quantidade diária não deveria ultrapassar três colheres de sopa.

O açúcar está presente  em inúmeros alimentos, tais como catchup, sucos, pães, chocolates e doces. A redução no seu consumo poderá contribuir drasticamente para controlar a epidemia de obesidade. Mas é preciso que as sociedades médicas reconheçam o açúcar como o grande vilão.

Assim como ocorreu com o cigarro, campanhas contra o consumo de refrigerantes na mídia, banir o patrocínio de marcas de refrigerantes em eventos esportivos, assim como qualquer associação com o esporte são medidas urgentes e necessárias.

Uma criança obesa terá muito mais dificuldade de lidar com o peso na vida adulta. Na infância as células gordurosas adquiriras e multiplicadas não são eliminadas na vida adulta. O aparecimento do diabetes mellitus tipo 2, como consequência, tem ocorrido numa frequência maior em adultos jovens, em relação ao passado.

E por que  o açúcar é o inimigo número um no combate à obesidade? Porque o açúcar é quem faz liberar insulina, e a insulina é quem armazena a gordura. Sem ingerir o açúcar, ou reduzindo a ingesta de carboidratos, a gordura do alimento não é armazenada no organismo.

Portanto, o foco de uma alimentação saudável e prevenção e tratamento de doenças deve ser buscar um regime alimentar com controle dos carboidratos, consumo de proteínas e gorduras,especialmente mono e polinsaturadas.