mitos e verdades sobre celulite

Celulite: mitos e verdades

A celulite é uma desordem frequente, acomete mais de 90% das mulheres na idade fértil. Embora tão comum, ainda é cercada por muitas dúvidas para a maior parte das pessoas.

Ela é classificada em quatro graus, relacionada com a gravidade da apresentação clínica. Embora ainda não haja um tratamento definitivo para esse problema, as alternativas terapêuticas estão cada vez maiores, e com resultados bastante satisfatórios.
Uma das maneiras de evitar que esse problema piore é manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, pobre em sal, gorduras e açucares. A prática frequente de atividades físicas aeróbicas também está associada com uma melhora no aspecto geral da celulite, pois estimula a circulação sanguínea.
Cremes podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento, tanto utilizados em casa, como associados a realização da drenagem linfática. É importante lembrar que nenhum tratamento isoladamente irá curar a celulite, e essa promessa é sempre FALSA.
Para um tratamento adequado procure o seu dermatologista associado a Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD). Ele é o profissional apto a avaliar e tratar cada paciente, com as reais expectativas e com as mais variadas tecnologias disponíveis atualmente.

Mitos e verdades sobre a celulite

VERDADE: A celulite é uma doença multifatorial.

Diversos fatores contribuem para o surgimento e agravamento da celulite, como fatores hormonais, genéticos, raciais, vasculares e fatores externos (sedentarismo, dieta desequilibrada).

MITO: Apenas pessoas acima do peso ideal apresentam celulite.

Todas as pessoas, incluindo as muito magras, podem apresentar celulite.

VERDADE: A drenagem linfática auxilia no tratamento da celulite.

Um dos principais causadores e agravadores da celulite é a retenção hídrica. Dessa forma, a drenagem linfática (que é uma massagem delicada que estimula a eliminação dos líquidos acumulados) é um excelente método coadjuvante no tratamento. Lembre-se sempre que deve ser realizada por um profissional habilitado.

MITO: Lipoaspiração é um dos tratamentos para celulite.

Essa é uma técnica para o tratamento da gordura localizada, que pode estar associada ao quadro, mas não é a sua causa.

VERDADE: Quem tem tendência a apresentar vasinhos e varizes pode ter mais celulite.

Esse é mais um dos sinais de comprometimento circulatório, associado a celulite.

MITO: Não existe tratamento eficiente para a celulite.

Há diversos tratamentos que podem melhorar o aspecto desta desordem, embora não exista um tratamento definitivo. Procure em dermatologista credenciado a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e inicie seu tratamento.

VERDADE: bebidas com gás podem piorar a celulite.

Os refrigerantes normais contem alto teor calórico e de açúcar, que agravam a celulite. Por outro lado os refrigerantes dietéticos contem altas taxas de sódio, que favorece a retenção de líquidos, também piorando o problema. Opte sempre pela água, que na versão gaseificada NÃO piora os indesejáveis furinhos.

Post Relacionados

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *