A pele da gestante necessita de cuidados

Logo que a mulher engravida mudanças corporais podem ser percebidas,algumas vezes antes mesmo de receber a confirmação da gestação.É muito comum a queixa de mamas sensíveis e inchadas, assim como intolerância a alguns cheiros. Devido a alterações hormonais intensas, também podem surgir várias alterações na pele da gestante.Vamos neste post abordar as mais comuns, e também as mais temidas.

Manchas

Uma das maiores preocupações da futura mamãe é com o surgimento de manchas na face.Elas são castanhas, geralmente simétricas, e podem ocorrer nas bochechas, testa e queixo. O melasma, como é conhecido, pode surgir já no início da gravidez e se agravar antes do parto. A exposição ao sol piora este quadro e,por isso, o protetor solar deve ser utilizado diariamente e reaplicado  a cada 2 ou 3 horas. Existem outros produtos, tal como a vitamina C, que podem ser utilizados com  segurança durante a gravidez para clarear e também para impedir a piora do melasma.

Estrias

As estrias também são uma preocupação constante durante a gestação, pois ninguém quer ver em  seu corpo as marcas brancas que podem ocorrer,principalmente,nos seios e barriga.As estrias surgem devido ao estiramento excessivo da pele, e possuem um componente genético.Se você já tem estrias que surgiram na adolescência, ou se sua mãe e irmãs tiveram estrias na gestação, o cuidado deve ser redobrado. Para isto, é importante manter a pele sempre hidratada com produtos específicos, preferencialmente sem perfume, por causa dos enjôos e da maior sensibilidade da pele. Os hidratantes devem ser utilizados no mínimo uma vez ao dia após o banho, sendo aplicado nas mamas, abdômen, coxas e nádegas. Outra dica importante é evitar o ganho de peso excessivo, e nos últimos meses de gravidez, quando há maior chance de inchaço, a drenagem linfática também é bem-vinda.

Acne

Algumas mulheres percebem um aumento na oleosidade da pele, e com ela o surgimento de espinhas. Muitos produtos, facilmente encontrados nas farmácias, não podem ser utilizados pelas gestantes. Por isso é fundamental informar seu médico sobre todos os produtos de seu uso diário, inclusive os sabonetes e géis de limpeza. Caso você já tenha história de acne no passado, atenção especial deve ser dedicada na gravidez.

A gravidez é um período único e muito especial na vida de uma mulher. Por isso, agendar uma visita ao dermatologista irá ajudar você a tirar suas dúvidas e orientar quais produtos podem ser utilizados sem preocupação na pele da gestante.Cuide da sua pele com todo o carinho e segurança que você e seu futuro bebê merecem.

Post Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *