diabetes invisivel

Diabetes é uma doença invisível

Hoje, 14 de novembro, é o dia mundial do diabetes. O lema deste ano é :”Diabetes é uma doença invisível”.

Diabetes is um grande e problema crescente: 415 milhões de adultos vivem com diabetes em 2015 e este número é esperado aumentar para em torno de   642 milhões  ou um a cada dez adultos em 2040.

Um a cada dois adultos com diabetes não tem a sua doença diagnosticada. Muitas pessoas vivem com diabetes tipo 2 por um longo período sem tomar conhecimento das suas reais condições.Na hora do diagnóstico, as complicações do diabetes podem já estar presentes.

Até 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou retardados ao adotar-se estilos de vida mais saudáveis.

Com os níveis crescentes de má nutrição e  inatividade física entre as crianças em diversos países, diabetes mellitus tipo 2 em jovens tem o potencial para se tornar um problema de saúde pública mundial , levando a desfechos muito sérios na saúde da população.

Em diversos países é a primeira causa em cegueira, doença cardiovascular , insuficiência renal e amputação de membros inferiores.

Minha mensagem nesta data é para que aqueles que não costumam ir ao médico para realizar um checkup preventivo, que o façam neste momento, para que, na eventualidade de detectar alguma anormalidade,  possam tratar a condição antes de esta trazer consequências drásticas e irreversíveis. Para aqueles que já possuem o diagnóstico de diabetes, recomendo que encarem a doença com seriedade, adotando hábitos saudáveis de vida, não fumem, façam exercícios físicos regularmente, tenham uma alimentação saudável, evitando produtos industrializados, preferindo os carboidratos mais saudáveis, ricos em fibras, e também as gorduras mono e polinsaturadas. O uso de medicamentos para o controle da doença também auxilia a prevenir o aparecimento das complicações do diabetes, e deve ser usado por toda a vida, pois o diabetes é uma doença crônica, ainda sem cura, mas potencialmente controlável.

Fonte:

IDF – International Diabetes Federation – www.idf.org.br

 

Especialista em Endocrinologia e Metabologia
Conselheiro do Conselho Regional de Medicina
Presidente da Câmara Técnica de Endocrinologia do CRM
Membro da Câmara Técnica de Registro de Especialistas do CRM
Médico Concursado da Secretaria de Estado de Saúde atuando na função de Regulador e Teleconsultor

About Dr. Paulo Freitas

Especialista em Endocrinologia e Metabologia Conselheiro do Conselho Regional de Medicina Presidente da Câmara Técnica de Endocrinologia do CRM Membro da Câmara Técnica de Registro de Especialistas do CRM Médico Concursado da Secretaria de Estado de Saúde atuando na função de Regulador e Teleconsultor

Post Relacionados

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *